Síndrome Pós Covid

O que é Síndrome Pós Covid?

Devo me preocupar?

Caso mantenha sintomas de falta de ar, cansaço, taquicardia e/ou dor no peito aos esforços, de maneira desproporcional, considere uma avaliação especializada, já que pode ser sintoma de acometimento mais persisitente da COVID. 

Como investigar?

A investigação pode variar de acordo com a doença e com o estado do paciente, porém, o prinicipal exame é a Tomografia Computadorizada de Tórax .

Outros exames são necessários para a investigação diagnóstica e prognóstica, como Prova de Função Pulmonar, exames laboratoriais específicos, exames cardiológicos e em alguns casos, biópsia pulmonar.

A Síndrome Pós Covid tem Tratamento?

Em muitos casos, sim, ela tem tratamento, especialmente quando não demoramos muito para fazer o diagnóstico. 

Em casos mais crônicos, é possível considerar tratamentos a longo prazo, mas o impacto no desfecho do paciente tende a ser menor, aumentando ainda mais a importância do diagnóstico e tratamento adequado no pós covid. 

Lembrando que os casos devem ser avaliados individualmente, assim como as condutas são vistas caso a caso. 

E a Fibrose Pós Covid?

Alguns pacientes podem evoluir com uma fibrose pós covid, especialmente os casos mais graves e que não tiveram seguimento pós covid adequado. 

A reabilitação pulmonar é essencial, mas em alguns casos, medicações podem ser consideradas, mas é importante uma avaliação por um profissional especialista em fibrose pulmonar, visando a melhor indicação e tratamento possível. 

A Síndrome Pós Covid, ou Covid Longo, são nomes dados para pessoas que mantém sintomas após 4 semanas do início dos sintomas da COVID. 

Os sintomas podem ser neurológicos, como cefaléia e esquecimento,; cardíacos, como taquicardia, insuficiência cardíaca; mas os sintomas mais comuns são respiratórios. 

Alguns trabalhos mostram que até 60% dos pacientes pós COVID podem ter algum sintoma de Síndrome Pós Covid, sendo que 60% deles têm o sintoma respiratório.