Fibrose Pulmonar Idiopática

O que é

Eu tenho fibrose pulmonar?

Os sintomas mais comuns são tosse e falta de ar progressiva.

 

Muitas vezes, clínicos gerais ou cardiologistas, durante a investigação de falta de ar, vêem uma alteração na tomografia e falam que o paciente tem fibrose idiopática, mas nem sempre este é o diagnóstico correto, que geralmente é feito por um Pneumologista, preferencialmente um especializado em fibrose, já que os diferentes tipos de fibrose têm tratamentos diferentes entre si.

Como investigar?

A investigação pode variar de acordo com a doença e com o estado do paciente, porém, o prinicipal exame é a Tomografia Computadorizada de Tórax .

Outros exames são necessários para a investigação diagnóstica e prognóstica, como Prova de Função Pulmonar, exames laboratoriais específicos, exames cardiológicos e em alguns casos, biópsia pulmonar.

A Fibrose Pulmonar Idiopática tem tratamento?

A FPI, desde 2015 têm tratamento específico, que sáo as medicações antifibróticas. Mas a indicação de tratamento e o seguimento é individual, já que primeiro é preciso ter o diagnóstico correto, segundo, os riscos e beneficios de cada medicação devem ser pesadas e discutidas individualmente, e terceiro, os efeitos colaterais devem ser acompanhados de perto. 

Em caso de refratariedade ao tratamento, em pacientes selecionados, podem ser necessários outras medidas como suplementação de oxigênio e encaminhamento para transplante pulmonar.

Porém, as indicações e tratamento devem ser avaliadas por especialista na área, já que o tratamento adequado deve ser dado para cada paciente levando em conta a individualidade de cada um.

Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). é uma das fibroses pulmonares mais importantes e prevalentes na população mundial. Esta doença é uma pneumopatia crônica, fibrosante, de caráter progressivo e limitada aos pulmões. Seria, a grosso modo, um envelhecimento precoce do pulmão.

Seu prognóstico é bastante limitado, mas quando diagnosticado e tratado corretamente, preferencialmente no início do quadro, melhor é o prognóstico

©  2018 Dr. Fábio Eiji Arimura CRM 139582-SP